.
Um milhão de crianças participou nas iniciativas do Um milhão de crianças participou nas iniciativas do Plano Nacional de Leitura (PNL) ao longo de um ano de actividade que se cumpre sexta-feira, anunciou hoje a comissária responsável, noticia a Lusa.
Numa sessão de balanço realizada hoje em Lisboa, Isabel Alçada sublinhou que neste período se verificou «uma participação muito expressiva da sociedade civil e dos agentes ligados ao sector».
Lançado no dia 01 de Junho do ano passado, o PNL é uma iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares com o objectivo de promover os hábitos de leitura na população.
Além da comissária e da sua equipa, estiveram presentes na sessão, no Centro Cultural de Belém, a ministra da Educação, Maria de Lourdes Rodrigues, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e outros responsáveis por organismos ligados à educação e cultura.
A comissária do PNL indicou que um milhão de crianças, do ensino pré-escolar ao 2.º ciclo, foi abrangido por actividades diárias de leitura orientada e 8.934 escolas e jardins de infância registaram-se no plano com as suas actividades.
Isabel Alçada referiu ainda que foram promovidos sete concursos e passatempos de leitura que envolveram mais de 7.000 escolas da rede oficial de ensino e das autarquias, com a participação de 20.000 crianças e jovens dos vários níveis de escolaridade.
«A participação mostra que as pessoas estão interessadas na leitura», concluiu a responsável, assinalando que a lógica da comissão «não é a do efémero e sim trabalhar em projectos que sejam sólidos e continuados» com a conjugação de esforços das famílias, escolas, empresas e associações.
Sem comentários:
Enviar um comentário