Segundo o Diário das Beiras de 27/09/2008, "o Palácio dos Melos, em breve “liberto” da Faculdade de Farmácia, pode começar a ser “transformado” na Biblioteca da Faculdade de Direito, segundo o traço de Siza Vieira."
A notícia é excelente para toda a comunidade académica, sobretudo a da Faculdade de Direito e os técnicos da Biblioteca, uma vez que as condições actuais criam sérios constrangimentos à conservação da colecção bibliográfica e limitações no serviço a prestar ao público.
Para além disso, transformar um edifício como aquele numa Biblioteca, unindo a salvaguarda do património edificado à criação de um serviço que visa também a protecção, mas a do património documental, aliando esta missão à da sua divulgação, parece-nos uma excelente opção.
O Arquitecto Siza Vieira dispensa apresentações. As suas obras falam por si.
No entanto, o que defendemos, e certamente os técnicos da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra partilham a mesma opinião, é que a equipa de trabalho multidisciplinar seja efectivamente criada e que possam contribuir com a sua experiência nas reuniões das especialidades.
Isto porque uma Biblioteca pode e deve ser uma obra de arte. Mas deve ser igualmente funcional e adaptada às reais necessidades dos seus utilizadores e técnicos que lá trabalham diariamente. E nisso, os técnicos das Bibliotecas têm uma importante contribuição a dar!
Vejam em http://www.asbeiras.pt/?ed=27092008
Sem comentários:
Enviar um comentário