Em Maio de 2013 Claude H. Potts publicou na revista Educause Review online o artigo: “Portugal Up and Away” que destaca a política de Open Access em Portugal. O autor destaca Portugal entre as nações que adotaram o acesso livre à informação científica, pela adoção pioneira de políticas institucionais, e considera inovadora a política que foi seguida, sobretudo com a criação de uma rede de Repositórios Institucionais.
Portugal procurou divulgar e implementar a política de acesso livre à informação científica logo após a Budapest Open Acess Initiative (BOAI), em Fevereiro de 2002, da qual saiu a declaração que estabeleceu o significado e o âmbito do acesso livre, assim como o desenvolvimento de políticas de acesso aberto em instituições de ensino superior. As primeiras iniciativas de acesso aberto em Portugal, tal como na generalidade dos países, ocorreram em 2003, mas apenas a partir de 2006 o tema ganhou uma atenção generalizada.
Portugal é reconhecido na Europa pela sua política inovadora em matéria de acesso aberto, principalmente a partir da iniciativa nacional de acesso aberto, criada em 2008 - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP, projeto este que se afirmou rapidamente, ganhando visibilidade e reconhecimento a nível nacional e internacional.
O projeto RCAAP teve “um papel essencial no aumento da visibilidade da produção científica das instituições de ensino e investigação portuguesas, na rápida e significativa expansão da rede dos repositórios institucionais, na disponibilização de um vasto portfólio de serviços eletrónicos e no incremento da mobilização da comunidade académica. O projeto RCAAP procura consolidar uma visão holística e integrada do movimento de acesso aberto promovendo ações de divulgação, promoção e formação, e desenvolvendo parcerias nacionais e internacionais para a expansão dos serviços disponibilizados”.
O artigo “Portugal Up and Away” descreve, deste modo, a trajetória deste movimento de acesso aberto em Portugal ao longo da última década, destacando a importância do envolvimento local, através de políticas eficazes que facilitaram o acesso aberto e livre sem precedentes.
Pode consultar e artigo completo da revista Educause Review online aqui: http://www.educause.edu/ero/article/and-away-open-access-portugal
Siga o RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal no facebook
Sem comentários:
Enviar um comentário