24 de outubro de 2014

Open Access Week | 2014

Horizonte 2020

A Comissão Europeia apresentou recentemente as diretrizes que estabelecem o Open Access como princípio universal no Hori-zonte 2020, regulamentando o acesso aberto aos resultados dos projetos com financiamento da Comissão Europeia.

O que significa o Horizonte 2020 para as bibliotecas? Acredita-se que as bibliotecas estão no centro de uma economia assente no conhecimento. O programa Horizonte 2020 oferece às Bibliotecas a oportunidade de se integrarem ainda mais na infraestrutura da investigação europeia. Mas, o programa também irá ajudar a criar infraestruturas eletrónicas para que as bibliotecas possam continuar a apoiar os investigadores e novos para-digmas de pesquisa de forma mais eficiente e eficaz.

O programa de financiamento do Horizon 2020 centra-se em Ciência de Excelência, Liderança Industrial e Mudanças Sociais, tendo a estrutura de financiamento a seguinte composição:

Apoios individuais:

- Bolsas ERC (financiamento para as melhores equipas individuais em investigação de fronteira);
- Ações Marie Curie (oportunidades para formação e desenvolvimento de carreira).
Apoios colaborativos (3 grandes áreas):
- Projetos colaborativos (apoio à inovação e investigação colaborativa, que envolva universidades e empresas de forma a alcançarem objetivos comuns e partilharem sinergias em área específicas de investigação);
- Tecnologias futuras e emergentes (projetos transversais às ciências e às engenharias, que visam criar as bases para novas tecnologias);
- Infraestruturas de investigação (garantir o acesso dos investigadores a infraestruturas de topo).

Para mais informações consulte o site do Horizonte 2020 em:
http://ec.europa.eu/research/participants/portal4/desktop/en/funding/index.html.


 Os Serviços de Documentação do IPLeiria associam-se, através das suas Bibliotecas, a este evento internacional.





Sem comentários: