22 de outubro de 2014

Open Access Week | 2014

O Impacto dos artigos científicos


Durante muito tempo uma das métricas mais utilizadas para medir a importância de um artigo científico foram as citações. Quando não se podia saber quantas vezes um artigo era fotocopiado, ou a revista lida na Biblioteca, a forma de medir o impacto de um artigo ou de um periódico, era contar o número de vezes que era citado noutras publicações.
Mas, será que existe outra fórmula para quantificar a utilização de um artigo científico? Podemos ter acesso ao número de citações, mas como muitas vezes os investigadores são influenciados por fontes que não chegam a citar no seu trabalho, nunca conseguimos ter dados reais dessa utilização.

Philip Davis procura as respostas naquilo a que designou de “usage half-life” do artigo, num esforço para saber mais sobre o ciclo de vida desse mesmo artigo. A “usage half-life” é uma estimativa de quanto tempo leva um grupo de artigos publicados num periódico online a atingir metade do número de downloads de que serão alvo.

O autor espera que esta métrica possa contribuir para o avanço da discussão em torno do acesso aos periódicos, fornecendo aos bibliotecários e chefias uma ferramenta fiável para determinar como os periódicos são usados por estudantes, professores e investigadores.


Os Serviços de Documentação do IPLeiria associam-se, através das suas Bibliotecas, a este evento internacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

gosto muito.